Quantcast
Channel: Radar
Viewing all articles
Browse latest Browse all 39

Furacão Sandy chega aos EUA hoje

$
0
0

GUSTAVO CHACRA
Nova York

A costa Leste americana, região mais populosa dos Estados Unidos, onde estão cidades como Nova York, Washington e Filadélfia, se prepara para enchentes e fortes ventos com a chegada do furacão Sandy, prevista para hoje, uma semana antes das eleições presidenciais. Ao todo, cerca de 60 milhões de pessoas vivem nas áreas que serão atingidas pelos ventos de até 100 km/h do furacão, classificado como categoria 1, o mais ameno.

Ainda assim, existe uma preocupação maior porque o furacão ocorrerá simultaneamente com uma frente fria vinda do Canadá e tempestades do oeste dos Estados Unidos, elevando o risco de estragos e de maior precipitação, atingindo até dois metros.

Todo o transporte público de Nova York foi fechado na noite de ontem e deve ser reaberto, se a situação permitir, amanhã ou apenas na quarta-feira. Um dos maiores temores é de que a rede do metrô seja alagada. A circulação de carros nas pontes que ligam as diferentes regiões da cidade, como Manhattan, Brooklyn e Queens, pode ser interrompida.

O objetivo de suspender o funcionamento do transporte público em Nova York cerca de 24 horas antes da chegada do furacão é impedir que as pessoas fiquem indo de um lugar para o outro e permaneçam ao redor de suas casas.
Companhias aéreas cancelaram milhares de voos ontem na costa Leste. No sábado, porém, aeroportos funcionaram normalmente. Ainda não há definição sobre como será amanhã e tudo dependerá do efeito do furacão.

O prefeito Michael Bloomberg também ordenou a evacuação de uma série de áreas de Nova York. Entre as regiões atingidas estão sofisticados bairros, como Battery Park, ao lado do distrito financeiro, e também partes costeiras. Ao todo, meio milhão de pessoas devem deixar suas casas e, se preferirem, rumar para abrigos.

“Se vocês não evacuarem, estarão colocando em risco não apenas as suas vidas, como também a de pessoas que precisarão resgatá-los”, disse o prefeito Bloomberg. Por decisão dele, as aulas nas escolas públicas foram suspensas. Nas particulares, o mesmo procedimento deve ser adotado. Restaurantes e muitos escritórios não devem abrir. Ontem, moradores lotavam mercados e farmácias. Em alguns, não havia mais água.

Reflexos no Brasil
O Sandy passou a afetar também brasileiros que viajam aos Estados Unidos. Ao menos cinco voos rumo àquele país foram cancelados ontem no Aeroporto Internacional de Guarulhos, informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Duas viagens da Continental Airlines com destino a Nova York e a Houston, no Texas, foram canceladas. Outros dois voos da Delta Airlines a Nova York e um da American Airlines também não decolaram. A Infraero recomenda que quem tenha de viajar aos EUA hoje consulte a companhia aérea.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 39

Latest Images





Latest Images